sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Aposcalipe

Eba!!! Entreguei ontem a cópia da dissertação para um dos membros da banca (o que não é da minha Universidade).

Que alívio!

Hoje fui organizar os arquivos em Word (são 25 no total porque se eu colocasse as figuras todas no mesmo arquivo, corria risco de perder o arquivo inteiro) e qual não foi minha surpresa ao encontrar, na primeira página da Introdução, um erro grotesco de digitação...

Espero que a banca saiba que foi mesmo um erro de digitação!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Game Over

Acabei!

Eu sempre fiquei imaginando como seria o post em que eu anunciaria que havia terminado de escrever a dissertação... e eu finalmente acabei! Ela ficou bonita, organizada, bem estruturada e, creio eu, coerente. Mas o cansaço é tão grande, mas tão grande, que não dá nem pra escrever nada mais profundo e inteligente por agora.

Vou deixar pra depois. Por enquanto, eu vou contando a saga da organização da defesa; ainda tenho 15 dias pela frente.

E hoje é feriado em algumas cidades do Brasil... comemorem, gente!

No tranco

E-mail para o orientador após ter dormido por só 3 horas em uma madrugada e 2 horas na seguinte:

-- Meus neurônios estão em greve!

Resposta do orientador na 3ª madrugada:

-- A gente faz eles pegarem no tranco!

...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Capítulo 2

E não é que ele ficou pronto? Com uma hora e 17 minutos de atraso, mas ficou. Criei meu monstro...

Como já acabou o expediente do meu cérebro, amanhã posto coisas mais inteligentes.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

À meia noite o capítulo 2 levará sua alma

Ele está um verdadeiro Frankstein de tanto corta e cola. Todo remendado. Literalmente, um monstro. Nem eu mais consigo entender o que eu estou querendo dizer...

Reescrever é muito pior do que começar do zero! Mas ao mesmo tempo, não consigo jogar tudo fora... bloqueio total!

Tão bonitiiiiiinha!

Na hora em que eu enchi o saco de tentar revisar meu capítulo 2, parei para fazer os elementos pré-textuais (folha de rosto, capa, epígrafe, agradecimentos...) e a minha dissertação está tomando cara de dissertação de verdade. Tão bonitinha!!!

A propósito, descobri que eu estava usando tamanho errado das margens... ainda bem que eu ainda não acertei as figuras e a paginação, ou teria trabalho dobrado. O que, convenhamos, eu não tô podendo.

domingo, 16 de novembro de 2008

Instinto assassino

EU VOU MATAR O MEU VIZINHO DE CIMA QUE PENSA QUE SABE TOCAR CONTRABAIXO!

Síndrome da fominha

É impressionante como escrever dissertação dá fome. De 15 em 15 minutos eu penso em levantar para comer alguma coisa, teoricamente porque estou com "muita fome". Na verdade, isso deve ser algum daqueles instrumentos malucos de defesa do organismo, largamente estudados pela biologia, em que meu corpo fica a todo momento querendo me livrar do perigo iminente do ato de escrever dissertação e inventa uma necessidade básica qualquer para que eu fique escapando da responsabilidade.

E isso é recorrente. A minha amiga que vitoriosamente escreveu uma coleção de monografias de fim de curso queixa-se do fato de que se levantava de 15 em 15 minutos para fazer xixi - sem que houvesse necessidade biológica alguma para tal feito.

Como nós somos estranhos...

E por falar em comida, ontem rolou uma super festa de aniversário à qual eu, por motivos óbvios, não pude comparecer... mas a minha querida família me trouxe uma caixa com bolos e doces variados. Como havia muito tempo eu não postava uma foto de brigadeiro neste blog...

Por falar nisso, tá me dando uma fome...!
(Pausa de 15 minutos)

Contagem (regressiva?)

Faltam agora 4 dias para a entrega da minha dissertação e o meu orientador me passou 3 novos textos e pediu para eu reestruturar um capítulo em 3 capítulos.

Sendo que ainda falta eu reescrever o capítulo do meio e organizar todo o miolo (figuras, tabelas...)

Acho que ele está me testando.

sábado, 15 de novembro de 2008

Tá chegando a hora... II

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, eu postava aqui neste blog uma pergunta retórica: o que faz um mestrando que está a 7 dias de sua banca de qualificação?

Pois hoje o cenário é um pouco mais alarmante. O que faz uma mestranda a 5 dias da entrega de sua dissertação para a banca, faltando concluir o último capítulo, refazer e cortar o segundo, reescrever a introdução, fazer a conclusão, montar os elementos pré-textuais, ajustar os anexos e figuras, revisar a bibliografia, imprimir tudo e encadernar?

Conciliação

As vantagens de unir pós-graduação stricto sensu e trabalho (se orientador e chefe concordarem com essa vida dupla, é claro):

- Quando você não está a fim de trabalhar, pode alegar que está estudando muito;
- Quando você não está a fim de estudar, pode alegar que está trabalhando muito;
- O seu salário será, provavelmente, mais alto que a bolsa Capes / CNPq;
- Por não ser bolsista, você terá menos obrigações no Programa;
- Por ser mestrando ou doutorando, você terá menos obrigações no trabalho.

A desvantagem:
- Tudo isso pode ocorrer, ou não.

Big issues

É por isso que eu amo ler um horóscopo diário... =) O de hoje caiu como uma luva!

If you follow your instincts and dare to take some risks, you will be rewarded handsomely. You have the capability to make a good project great. You know the one we are talking about. Do your best not to get distracted today. Keep your eye on the big picture, rather than letting yourself get bogged down in details. You will find that when you take care of the big issues, the little ones take care of themselves.

sábado, 8 de novembro de 2008

Agora é sério

Hoje é dia 8 e em no máximo pouco mais de um mês eu tenho que defender, já estourando todos os prazos possíveis e imagináveis. O que significa que tenho que entregar tudo em poucas semanas.

Não sei como deveria se sentir um mestrando prestes a finalizar sua dissertação, mas sabe que começo a achar que vou sentir um grande vazio depois que terminar tudo?

Acho que estou mesmo ficando meio maluca...

Tirinha do dia: