sábado, 25 de outubro de 2008

Atalho

Porque eu tinha um atalho para a pasta "Mestrado" na minha área de trabalho... e aconteceu exatamente isso!
Nossa, como eu me identifiquei com essas tirinhas!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

The noise in your head

Sabe quando mandam você ouvir a voz da sua consciência?

Biólogo descobre som de neurônios se comunicando

O biólogo britânico Brian Ford diz ter conseguido captar o som do impulso elétrico que uma célula cerebral cultivada em laboratório emite para outra célula cerebral.
Ford prolongou a gravação para mostrar como os neurônios aparentemente se comunicam uns com os outros.
O pesquisador compara o áudio gravado ao som emitido por aves marinhas e alega que sua gravação demonstra uma propensão destas células à resolução de problemas, um comportamento inteligente.
Em um estudo apresentado nesta segunda-feira na Universidade de Cambridge, Ford afirma que uma única célula é capaz de pensar sozinha e até de se comunicar com outra.
De acordo com o biólogo, um organismo unicelular como uma ameba, por exemplo, não apenas flutua como também é capaz de construir uma "casa", juntando grãos de areia para formar uma proteção.

Complexidade
Segundo Brian Ford, a manifestação de habilidade mental não é algo que ocorre a partir da complexidade de organismos mais evoluídos, e sim inerente em cada célula individualmente.O cientista afirma que é preciso analisar as células humanas como um maestro vê uma música, não como um grupo individual de notas musicais, mas como uma sinfonia.
O professor e biólogo diz ainda que muitos organismos unicelulares são capazes de, além de construir proteções elaboradas, fazer reparos em si próprios e até mesmo caçar alimentos.
Ford conclui que, quando a importância destas observações é levada em conta, é preciso reconhecer que estas células estão tomando decisões, se adaptando a situações e descobrindo o que fazer quando têm algum problema.
Isso, mais do que ação em grupo, seria a base da inteligência, de acordo com o biólogo.

domingo, 19 de outubro de 2008

Sobre a evolução do trabalho acadêmico

Outras fantásticas tirinhas sobre processos acadêmicos penosos em PHD Comics. Idéia plagiada do blog Quinas e Cantos, também redigido por uma mestranda aparentemente iniciando o processo de surto.

sábado, 18 de outubro de 2008

Altos e baixos

Meu vizinho(a) do apartamento de cima está fazendo aulas de baixo, o que vem me causando algum desconforto mental e emocional.

Agravantes:
1) O som não é baixo;
2) Ele deve ter, como eu, pouco tempo livre, por dois motivos: continua tocando mal, o que indica que ele estuda pouco; e treina durante as poucas horas em que eu estou em casa, que são as horas não-úteis (para ele, que não aprende, e para mim, que não consigo me concentrar);
3) Ele só sabe duas "músicas";
4) Uma característica do baixo é a reverberação, o que faz vibrar janelas, fazendo o irritante barulhinho semelhante a um caminhão de concreto passando em alta velocidade na rua de paralelepípedos a cada meio segundo.

Atenuante (para ele):
Eu não sei quem ele é, ficando assim impossibilitada de quebrar seus dez dedinhos da mão com uma marreta, forçando-o a tirar férias de uns três meses das lições.

Vícios

Pra quem nada tem pra fazer, nota 10. Pra quem tem uma tese...

domingo, 12 de outubro de 2008

Feliz dia das crianças!

Aproveitem o dia para relembrar os velhos tempos da infância e dizer para o orientador que o cachorro comeu seu trabalho, a empregada jogou ele fora ou a sua irmã mais nova usou todo o papel para treinar novas técnicas de origami, em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

sábado, 11 de outubro de 2008

Quantas horas tem o seu dia?

Há algum tempo muitos dos meus amigos mais próximos dizem que meu dia tem 48 horas, devido à quantidade de coisas que eu (preciso) processar simultaneamente.

Pois bem, não estou com falta do que fazer, mas abusei da minha capacidade de cumprir tarefas ao mesmo tempo e fiz uma tabela com as principais atividades dos meus dias úteis (segunda a sexta). Lá vai:

Horas existentes nos dias úteis por semana: 120h

Tempo gasto com as principais atividades
No trabalho: 47h30
Dormindo: 35h50
Dissertação: 20h
Em trânsito: 18h20
Grandes refeições: 6h40
Spinning: 5h

Total de horas gastas por semana: 133h20
Sobram para todas as demais atividades (tomar banho, assistir TV, ir ao banheiro, trocar de roupa etc): -13h20 (ênfase para o sinal de "menos")

É... acho que eu ando fazendo milagres.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Perdas e danos

Voltei a fazer dieta pra perder uns quilinhos e me sentir, pelo menos futilmente, melhor.

(Desculpem a futilidade, mas afinal, blogs e diários também têm seus momentos fúteis).

sábado, 4 de outubro de 2008

Músicas para o seu humor

O Musicovery é uma espécie de super jukebox online que faz uma seleção automática de músicas (internacionais) de acordo com o seu humor.

Para uma mestranda nem muito nervosa nem tão calma, mas um tanto pessimista, a seleção de hoje incluiu Stevie Wonder, Moby, BB King, Pink Floyd, Smashing Pumpkins... Divertido!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Pensamento do dia

Acho que eu errei um pouquinho na conta do tempo que eu levaria para terminar a minha dissertação. Achei que 2 meses seriam suficientes: ontem fez 5 meses que eu fiz essa conta.

Um pensamento filosofado por meu chefe ontem ao final do expediente, ao me observar surtar com a celebração do aniversário de 5 meses, pode ser a solução sociológica para essa questão: o ótimo é inimigo do bom.