sábado, 15 de setembro de 2007

Bienal

Hoje é dia de Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Imperdível pra quem gosta pelo menos um pouquinho de ler e para quem está, por um motivo ou outro, envolto em uma atmosfera literata.

A programação está super interessante e tem bastante estande de editora universitária, o que é ótimo para quem é pós-graduando. Estou com fé de encontrar vários livros bacanas e difíceis de achar.

Além disso... vai ter pré-lançamento do Harry Potter!!! Será que eles já vão ter algum exemplar lá? Tensa!
(PS: Nunca pesquisem o termo "Harry Potter e as relíquias" no Google... acabo de pesquisar para linkar neste post e descobri que os primeiros resultados falam o suposto final logo no título da página... bando de imbecis!!!)

E uma novidade do Google que vai ser lançada na Bienal:

Google lança novas ferramentas na Bienal

A opção de busca segmentada Google Booksearch, que faz pesquisas na base de livros digitalizados mantida pelo Google, ganhou novas ferramentas e parceiros. Durante a 13ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, a empresa anunciou contratos com as editoras Senac e Ediouro, além de demonstrar as utilidades "Minha Biblioteca" e "Minhas resenhas".
Pelo Google Booksearch, o usuário é autorizado a visualizar até 20% dos livros disponíveis online. As obras são obtidas por duas formas: parcerias com editoras ou bibliotecas. Na primeira modalidade, o buscador aproveita as bases das editoras, incorporando informações que já dispõem em seus sites. Na segunda, escaneia os acervos.
Com a "Minha Biblioteca", os internautas podem adicionar a uma lista associada ao seu login do Google - criado quando se abre uma conta no Gmail ou no Orkut, por exemplo - os livros prediletos. Os dados são compartilhados com os amigos e podem ajudar a formar novos grupos de interesse. Os usuários também podem transportar suas coleções físicas para a internet, criando um catálogo que facilitará a localização da obra esquecida na estante. No caso do catálogo, o usuário pode se beneficiar de tags - etiquetas para classificar conteúdo - para organizar seus livros por assunto.
Na outra ferramenta, "Minhas resenhas", o usuário é convidado a escrever sobre o livro, emitindo sua opinião. A informação é especialmente útil para livros que não caíram em domínio público ou não têm visualização disponível, garantindo a degustação proposta pelo Booksearch mesmo quando faltam as páginas do texto original.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uva, acompanho a Bienal toda vez que acontece, mas tô sem tempo ($$$$)
E ir na bienal sem tempo... me depriime

Boa sorte ae no mestrado e me avisa quando vc defender.
Quero assistir!

beeeeijos

Anônimo disse...

Amiga, saudades! Estou adorando isso aqui!
Nossa, vc não sabe: já tinha digitado "Harry..." no google em função tb da bienal, para ver se teriam exemplares por lá tb, e adivinha, mais uma vítima! A minha sorte é q só li um pedaço da frase e não mudou mta coisa no q eu já estou imaginando para o final do livro (mais q raiva!, rs)
Vou tentar te ligar para a gente papear!
Bjão, Rê.

Unknown disse...

Hum, literata...