domingo, 2 de setembro de 2007

Eu e a tese-encosto

Esse é o título de um dos melhores capítulos do único livro extra-mestrado que eu estou me permitindo ler no momento.

.
O livro surgiu da estante de uma grande amiga de trabalho, ex-mestranda e atual doutoranda em Engenharia (o que torna a sua situação um pouco mais grave que a minha). Desesperada com as minhas atitudes estranhas dos últimos meses, ela apareceu um dia com o livro para me emprestar - e no dia seguinte "cobrou a matéria", para ver se eu estava lendo mesmo.
.
Descobrir que a minha dissertação se enquadra na categoria "tese-encosto" foi um grande alívio para mim... é muito bom saber que não somos exceções absolutas no mundo!
.
Tese-encosto: "Emprego a palavra aqui como uma metáfora (de autoria de um amigo) para expressar a idéia de alguma coisa que não nos deixa em paz, vigia-nos todo o tempo e nos deixa sempre cientes de sua presença. É claro que a tese é uma abstração, um compromisso, um trabalho e não uma pessoa ou um espírito, mas, como fruto de algumas de nossas produções intrapsíquicas, ela acaba assumindo um estatuto próprio, ao qual outorgamos uma quase-vida. A sensação de que levamos a tese para onde quer que vamos, de que ela só nos dá sossego quando estamos completamente mergulhados nela, de que ela e nós estabelecemos uma relação quase simbiótica merece algumas considerações."
.
Vou terminar de ler esse livro hoje ainda!

2 comentários:

Unknown disse...

Hahahahaha!
Acho q minha Mono II: a missão tb é um encosto... Preciso averiguar.
E esse livro, hein?! Deve ser mt bom! Vi a resenha dele no site da Universia e me diverti mt!
Mais uma vez, boa sorte na tese!
Bjs

Unknown disse...

Terminou?

ps: a palavra de confirmação que apareceu pra mim foi "himpy". O que viria a ser isso?